Padre João Ignácio Perius

Padre João Ignácio Perius nasceu em 04 de Abril de 1956 na cidade de Santa Rosa – RS. Filho de Valentim Perius e de Alorina Adolfina Perius. Vindo de uma família de 11 irmãos, é o 10º filho. Com apenas 01 ano de idade, ficou órfão de mãe. Ainda no Rio Grande do Sul, formou-se em Técnico Agrícola, Zootecnia e Mecânica de Máquinas Pesadas.

Veio para Brasília em 19 de março de 1979, para estudar no Seminário Nossa Senhora de Fátima. Cursou Filosofia, Pisicologia, e Teologia, sendo ordenado Diácono em 08 de dezembro de 1984, por Dom José Newton de Almeida Baptista, e Presbítero, em 07 de Dezembro de 1985, por Dom José Freire Falcão. Logo após, foi nomeado Reitor do Seminário Menor Bom Jesus em 1986/1987 e Vigário Paroquial na Paróquia do Santíssimo Sacramento.

Em 1988, Dom Falcão o nomeia como Vigário Paroquial, do Santuário Menino Jesus com a responsabilidade de administrar 14 capelas rurais, e o centro de Ensino Agrícola com vários cursos profissionalizantes no Incra 07. Passou a ser também o coordenador e Presidente das Obras Sociais São Sebastião em Brazlândia.

Como Pároco do Santuário Menino Jesus, catequizou mais de 20.000 crianças e 12.000 jovens na Pastoral da Juventude. Foi Vigário Episcopal do Vicariato Sul no ano de 2007, e Vigário Geral da Arquidiocese de Brasília em 2008/2013, atualmente é presidente da Comissão do Fundo de Comunhão e Partilha da Arquidiocese de Brasília.

Em 2007, Dom João Braz de Aviz, Bispo Metropolitano de Brasília, o nomeia como responsável pelo Projeto de Reflorestamento Ambiental Domus Mariae, abrangendo toda a Arquidiocese de Brasília. Projeto com viveiros de mudas nativas e frutíferas, preocupado em resolver juntamente com outras Instituições, a questão ambiental do planeta.

Padre João Ignacio Perius é o idealizador do novo Santuário Menino Jesus que teve início das obras em 2000. Atualmente é Reitor do Santuário Arquidiocesano Menino Jesus, em Brazlândia-DF.